Matemáticos

 

Hiparco de Nicéia

 

 Hiparco, nasceu em Nicéia, foi astrónomo, construtor, cartógrafo e matemático grego da escola de Alexandria, na Turquia. Todas as informações sobre a sua vida e obra são originadas das obras de terceiros como Ptolomeu e Estrabão.
Hoje, Hiparco é considerado o fundador da astronomia científica e é também chamado “o pai da trigonometria”, pois na segunda metade do século II a.C., foi o pioneiro na elaboração de uma tabela trigonométrica, isto é, uma tábua de cordas, com os valores dos seus arcos para uma série de ângulos. Estes cálculos teriam sido usados nos seus estudos em astronomia.
Usando os conhecimentos dos babilónios, introduziu na Grécia a divisão da circunferência em 360º. Fez melhoramentos em algumas constantes astronómicas importantes tais como a duração do dia e do ano. Com essas medidas de tempo reajustadas, Hiparco pôde efectuar previsões de eclipses do Sol e da Lua com um grau de precisão jamais obtido anteriormente.
Foi este matemático que criou o primeiro astrolábio destinado a medir a distância de qualquer astro em relação ao horizonte e concebeu o sistema de localização pelo cálculo de longitude e latitude, dividindo o mundo em zonas climáticas.

 

 

Menelau de Alexandria

 

 

Menelau de Alexandria, astrônomo e geômetra nascido em Alexandria, Egito, que não só continuou os trabalhos de Hiparco em trigonometria, mas demonstrou interessantíssimo teorema, que leva o seu nome. Ardente defensor da geometria clássica e criador do tradicional teorema de Menelau, escreveu várias obras de trigonometria e geometria.Suas principais obras foram Cordas em círculo, em seis volumes, Elementos de geometria, com vários teoremas, e Sphaera, em três livros sobre esféricos e única delas preservada e numa versão árabe (100 d. C.).

Nessa obra considerou triângulos na esfera e provou, dentre outros resultados, que a soma dos seus ângulos internos é maior do que 180o. Seu nome foi conhecido através de Pappus e Proclus, pouco se sabe sobre sua vida, mas teve grande influência na evolução da trigonometria esférica e na astronomia. Morreu em lugar incerto, talvez lá mesmo em Alexandria, também estudou sobre a aceleração da gravidade.

 

 

Cláudio Ptolomeu

 

Astrónomo, matemático e geógrafo grego, Cláudio Ptolomeu (Claudius Ptolemaeus) nasceu provavelmente no ano 90 d.C., em Tolemaida, Hérmia (Egipto), e faleceu, por volta de 168 d.C., em Alexandria (Egipto).
Viveu e trabalhou em Alexandria, onde realizou importantes trabalhos de investigação que deram um grande contributo ao avanço da astronomia, matemática, geometria, física e geografia.
Ptolomeu escreveu obras importantes das quais se destaca Geographile Hyphegesis, na qual descreveu as terras conhecidas até então, no mundo ocidental, embora com imprecisões de cálculo.

Apesar disso, os seus trabalhos serviram de apoio e orientação para as grandes descobertas.

 

 

. . .